Udesc atende mais de 400 idosos com programa de extensão, desenvolve pesquisas e forma profissionais na área.

Programa de extensão oferece gratuitamente atividade física, educação e terapias
O Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira, 1º de outubro, chama atenção para a necessidade de políticas públicas para esse público, que continuará crescendo nos próximos anos na população brasileira. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem trabalhando nisso há mais de 25 anos, não só preparando profissionais de saúde para atendimento aos idosos, como desenvolvendo pesquisas e oferecendo atendimento à população da terceira idade, para um envelhecimento saudável.
O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em atividade, acabou de completar 25 anos. Criado em 1989, o Geti mantêm 17 ações que promovem gratuitamente atividade física, qualidade de vida, educação e terapia a mais de 400 idosos, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

As ações de extensão do Geti incluem a prática de caminhada, dança, ginástica, hidroginástica, musculação, natação, pilates e ioga, além fisioterapia, treinamento para prevenção de quedas e aulas de informática, canto e teatro. Elas estão conectadas à produção científica do Laboratório de Gerontologia (Lager) da Udesc, que utiliza os dados proporcionados pela avaliação dos idosos participantes, além de transferir para a prática das ações de extensão o conhecimento produzido em laboratório.

Tanto as atividades de pesquisa quanto às de extensão têm a participação direta dos alunos de graduação em Educação Física e Fisioterapia da Udesc, além dos mestrandos e doutorandos em Ciências do Movimento Humano e Fisioterapia. Assim esses estudantes vão sendo preparados com o que há de mais atualizado no atendimento à população idosa.
Saiba mais sobre o Geti em www.cefid.udesc.br/geti

Fonte:
Professora doutora Giovana Zarpellon Mazo, coordenadora do Geti e do Lager.

Post A Comment: