2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional começa nesta quinta-feira, 9, no Hotel Cambirela, em Florianópolis, e segue até sábado, 11. O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (Abrafidef), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A área da fisioterapia é dedicada ao tratamento de disfunções da pele – como queimaduras – e dos sistemas corporais ligados a ela.

O evento científico reunirá em Florianópolis mais de 300 fisioterapeutas de todo o País. O objetivo é a atualização dos profissionais em relação ao que há de mais avençado na prevenção, tratamento e recuperação funcional do sistema tegumentar (pele), uma das áreas que mais cresce dentro da fisioterapia. O congresso proporciona ainda a troca de conhecimento e articulação entre profissionais especialistas de diferentes regiões do Brasil.



Especialidade é uma das que mais cresce na fisioterapia
Foto: Carlito Costa/Udesc Cefid
A programação científica inclui três cursos abordando novas tecnologias na área, pós-operatório de cirurgia plástica fácial e drenagem linfática em abdominoplastias. Também estão previstas 17 conferências, três mesas-redondas e sessão de temas livres, com premiação aos melhores trabalhos científicos apresentados. A abertura do congresso está marcada para as 17h30 de quinta-feira, 9,  com  apresentação da Orquestra Acadêmica da Udesc.

Udesc é referência

A Udesc, por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), é referência em Santa Catarina no ensino em fisioterapia. Além de manter cursos de graduação e mestrado, a universidade prepara a abertura do Doutorado em Fisioterapia, possivelmente a partir de 2016.

Dois membros da comunidade acadêmica da Udesc Cefid estão diretamente envolvidos na organização do congresso. O fisioterapeuta Juliano Tibola, servidor da Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, é o presidente do evento. Já a mestranda em fisioterapia da Udesc Tatiana Schwochow faz parte da Comissão Local de Organização.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do congresso, pelo e-mail dermatofuncional@kuantaeventos.com.br ou pelo telefone (48) 3365-4647.



Assessoria de Comunicação
da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa

Post A Comment: