Projeto é do NEI vinculado Vargem Grande

Pirâmides, faraós, múmias, mitos, hieróglifos. Esses e outros elementos da cultura egípcia estão sendo trabalhados com as crianças do Núcleo de Educação Infantil vinculado à Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande. Através do projeto “O Egito está aqui.”, as professoras Maria das Neves Prujansky e Ana Maria Dias trouxeram o país africano para dentro da unidade. As atividades estão sendo realizadas desde abril e se estenderão até o fim do ano.

Tudo começou quando a turma foi convidada a assistir uma aula de história da professora Nadia Mikola sobre o Egito. O assunto despertou o interesse da criançada e foi aí que a ideia de criar o projeto surgiu.  “Como era uma múmia?”, “Por que os faraós viravam múmias”, “O que é o Nilo?”. Estes foram alguns dos questionamentos feitos pelas crianças.
.
Pouco a pouco o Egito foi tomando forma na sala de aula. Os pequenos decoraram o ambiente e tiveram acesso a filmes, livros, músicas, danças e oficinas de culinária sobre o país. Realizaram atividades envolvendo hieróglifos (escrita de antigas civilizações) e artes plásticas, construíram pirâmides de areia e argila, confeccionaram cenários e fantasias para a encenação da história do faraó Tutâncamon, também conhecido como o “Faraó Menino” que assumiu o trono do Egito Antigo aos nove anos idade. De acordo com a professora Maria das Neves, “vivenciar a história do Egito de forma lúdica e prazerosa possibilitou que saberes e fazeres se entrelaçassem ampliando de forma significativa a aprendizagem das crianças”.

O projeto foi além dos muros da escola. Os pequenos participaram do desfile de abertura da gincana recreativa entre as turmas do primeiro ao quinto ano em comemoração a semana da criança. Na principal avenida do bairro, professores e alunos desfilaram caracterizados para a comunidade.  As bandas da Polícia Militar e do Exército participaram do evento, que foi assessorado pela Guarda Municipal.

Egito
O Egito é um país do norte da África e é o 15º mais populoso do mundo com cerca de 85 milhões de habitantes.  A maior concentração populacional fica  nas áreas próximas ao Rio Nilo, que interferiu e ainda interfere no desenvolvimento do país.
As artes e pirâmides são elementos bastante conhecidos de sua cultura. No Antigo Egito, eram construídos templos decorados com esculturas e pinturas, que representavam cenas do cotidiano, assim como alimentos e joias que poderiam ser utilizadas após a morte, de acordo com as crenças da época. A religião egípcia era politeísta e tinha os deuses representados como animais ou como um misto entre homem e animal. 



Ricardo Medeiros
Jornalista Graduado SC 00293

Post A Comment: