Ao longo do mês, todos os cinco Distritos Sanitários estão mobilizados para a organização de diversas atividades em comemoração ao Outubro Rosa. Com o tema “Faça valer a lei dos 60 dias”, o movimento, abraçado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quer dar visibilidade à luta contra o câncer, destacando a importância do diagnóstico precoce.

Para isso, o Distrito Sul iniciou as ações no dia 4, com a realização de exames preventivos e atividades relacionadas à saúde da mulher. A programação se estende até o dia 28, quando o horário de atendimento do CS da Fazenda do Rio Tavares se estenderá até às 20 horas, com consultas médicas.

No Distrito Sanitário Norte, foram programadas alguns eventos para informar a comunidade sobre a importância da prevenção. As unidades de saúde estão organizando atividades relacionadas às práticas integrativas e complementares em saúde, como acupuntura e dança de salão.


Já no Continente, há ofertas de exames preventivos, palestras sobre violência contra a mulher e atividades de saúde bucal. Em algumas unidades, os grupos de tabagismo são destinados somente a debates entre as mulheres da comunidade.

Na área central, Distrito Centro, além de mobilizações em cada unidade, com distribuição de folhetos informativos em alguns sábados, as unidades estão abertas para a marcação de preventivos e mamografias.

No Distrito Leste, cartazes estão distribuídos nos CS sobre prevenção. Haverá ainda, no dia 21, um dia todo especial na unidade Barra da Lagoa. Serão realizadas palestras sobre saúde da mulher, depoimentos de pacientes que passaram pelo câncer e ações voltadas à conscientização, diagnóstico precoce e prevenção.


Post A Comment: