Jaqueline Noceti/Secom
Está oficialmente aberta a 31ª edição da Oktoberfest, em Blumenau. No início da noite desta quarta-feira, 8, ocorreu o tradicional desfile no centro da cidade, com a apresentação de 94 atrações, como bandas, grupos folclóricos e de entidades locais. A animação ao som de músicas alemãs, tomou conta do público que foi até a rua XV de Novembro. O governador Raimundo Colombo acompanhou o desfile e destacou características da festa. "É um evento preparado pela comunidade, tem a ver com a auto-estima da população, traz uma demonstração forte da cultura e dos costumes dos colonizadores alemães e é também uma marca consagrada para o turismo do nosso Estado", disse Raimundo Colombo.

A abertura oficial do evento ocorreu no setor 3 do Parque Vila Germânica e, dentre outras autoridades, contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lage. Segundo os organizadores, a Oktoberfest é considerada uma das festas mais populares do Brasil e a maior festa alemã das Américas. A versão catarinense é inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, e assim como naquele país, todos os anos reúne milhares de turistas. A expectativa é que, nesta edição, mais de 600 mil visitantes venham a Blumenau para participar da festa entre os dias 08 e 26 de outubro, no Parque Vila Germânica.
O parque reúne música, chope, espaços culturais para a apresentação de grupos folclóricos, praça para crianças e a gastronomia típica alemã. Ingredientes como carne de marreco, linguiça, joelho e vitela de porco e salsichas, dão nome a pratos como Eisbein, Kassler, Bratwurst, Currywurst, entre outros. A programação completa da Oktoberfest 2014 está disponível no site da Oktoberfest.

A Festa da Superação

A primeira edição da Oktoberfest foi realizada em 1984, depois de uma grande enchente em Blumenau. Como forma de superação, depois de se reconstruir, o povo decidiu mostrar que a cidade não havia perdido a esperança e a alegria. O primeiro evento reuniu 102 mil pessoas em 10 dias de festa. No ano seguinte, comunidades vizinhas e de outras cidades também participaram, mas o sucesso da Oktoberfest se consolidou na terceira edição, quando foi preciso ampliar a estrutura para receber os visitantes. Hoje, o evento faz da cidade de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.


Visita ao Instituto Geral de Perícias

Assim que chegou a Blumenau, no fim da tarde desta quarta-feira, 8, o governador Raimundo Colombo visitou a nova sede do Instituto Geral de Perícias (IGP) - Mesorregional de Blumenau, que fica no terceiro andar do Shopping H, na rua XV de Novembro, bem no centro da cidade. No local será oferecido o serviço de confecção da carteira de identidade. O procedimento é realizado por meio da biometria eletrônica, que dispensa o uso de tinta no processo. A expectativa é que sejam realizados cerca de trezentos atendimentos por dia. A mesorregional de Blumenau tem abrangência de cerca de 40 municípios.


Francieli Dalpiaz 

Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Post A Comment: