Através do projeto “Vamos fazer arte”, crianças conhecem o trabalho de artistas do estado

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está visitando unidades da rede de ensino para divulgar o projeto Vamos Fazer Arte, realizado pelo Programa Mapa das Artes e Culturas. As escolas recebem livros com obras do pintor Hassis e o CD “Caixinha de Música”, do músico Chico Martins e sua filha Ana Rosa. A distribuição do material busca divulgar o trabalho de artistas catarinenses. 

As Escolas Desdobradas Municipais José Jacinto Cardoso, na Serrinha, e Osvaldo Galupo, no Morro do Horário, e a Creche Municipal Rosa Maria Pires, no Centro, foram visitadas nesta segunda-feira. Outras unidades da rede também receberão o material.

Hassis retratava em suas pinturas a cultura catarinense. Registrava o cotidiano da Capital pintando brincadeiras de pipa, de bolinha de gude, o boi-de-mamão e o cartão-postal da cidade, a ponte Hercílio Luz.  Os livros procuram disseminar a obra do autor e contém passatempos como jogo dos sete erros, caça-palavras e atividades de desenho e pintura.

O CD “Caixinha de Música” é destinado ao público infantil e teve a participação de 120 crianças das creches municipais Irmã Scheilla e Vila União e das escolas Alfredo Rohr e José Amaro Cordeiro. Entre as faixas, estão “Vamos fazer arte”, “Meu mundo”, que trata sobre a infância, “Bicho mar” e “Galera da Praia”, que trabalham questões ambientais.


Fenaostra

Nas visitas, todos se juntaram para cantar o Rancho de Amor à Ilha, onde a Ostrilha se apresentou para os pequenos e os convidou para visitar a 15ª Edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana (Fenaostra), que acontecerá no Centrosul entre os dias 8 e 12 de outubro.

A festa terá apresentações do boi-de-mamão, pau de fita e de bandas locais, como forma de divulgar a cultura local.  Haverá espaços de leitura e oficinas de arte com confecção de pipas, dobraduras e desenho e pintura.


Márcia Agostinho – Mapa das Artes
Ricardo Leandro de Medeiros – Assessor de Comunicação da SME

Post A Comment: