Inicia neste domingo, 26, e segue até quarta-feira, 29, em Florianópolis, a 10ª Anped Sul - Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e pelo Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.

A abertura será na Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o restante da programação acontece no Campus I da universidade no bairro Itacorubi, na Capital.

Mais de dois mil educadores da Região Sul estão inscritos no evento, que debaterá “A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências”. A programação contemplará conferências, eixos temáticos, apresentações de trabalhos, lançamento de livros, sessões especiais, reuniões científicas e uma diversificada programação cultural.

Durante os quatro dias, cerca de 700 pesquisadores apresentarão o andamento de seus trabalhos, fornecendo um amplo panorama da pesquisa feita atualmente no Sul do Brasil.

“Debateremos a internacionalização da pesquisa, a ética e o papel das fundações de apoio e faremos um balanço das avaliações dos programas de pós-graduação. O seminário pretende problematizar concepções, práticas e relações sociais da educação, fazendo interlocuções com contextos locais, regionais, nacionais e internacionais”, explica a coordenadora do evento, Geovana Lunardi Mendes.

A conferência de abertura da 10ª Anped Sul será proferida pelo professor Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O encerramento contará com o professor Roger Dale, da Universidade de Bistrol, do Reino Unido, que abordará “Poder, Política e Políticas Educacionais”.

Em paralelo à 10ª Anped Sul, serão realizados o 4º Fórum de Editores de Periódicos em Educação da Região Sul e o 8º Fórum de Secretários de Pós-Graduação em Educação da Região Sul.

Ciclo de Cinema é destaque da programação

Um dos destaques da programação da 10ª Anped Sul será o Ciclo de Cinema. Além de vários curtas-metragens, serão exibidos dois filmes do cineasta argentino David Mauas nunca projetados na América Latina: o documentário "Quem matou Walter Benjamin" (2005), e "Goya, o segredo da sombra" (2011).

O ciclo exibirá também o documentário "História Recontada", da jornalista Giovana Perine. Produzido em Florianópolis, o filme reproduz a história do professor Marcos Cardoso Filho, da antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina (atual Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC), que foi preso na ditadura militar em 1975 e chegou a ser interrogado na própria escola, na frente dos alunos. A história foi revelada recentemente por um de seus alunos à Comissão da Verdade de Santa Catarina, que solicitou ao IFSC a investigação que resultou no documentário.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding

Post A Comment: