Foto: Paulo Goeth / SES
Logo após a solenidade que marcou a ativação da quarta sala de cirurgia do Hospital Infantil Joana de Gusmão nesta quarta-feira, 27, o local recebeu paciente e equipe médica para realização do primeiro procedimento. Com investimentos de R$ 250 mil em equipamentos, a sala permitirá um aumento de 250 para 330 cirurgias mensais no hospital. O dinheiro foi arrecadado na campanha McDia Feliz, em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Associação de Voluntários do hospital (AVOS) e o Instituto Ronald McDonald.

De acordo com a gerente técnica do hospital, responsável pelo projeto da sala cirúrgica, Ana Camila Farah Flores, a expectativa é aumentar ainda mais o número de atendimentos. “O corpo clínico poderá utilizar a sala para cirurgias em diversas especialidades, atendendo pacientes de todos os lugares do Estado”, destacou a médica, responsável também por alinhar os horários de uso do centro de cirúrgico, agora com quatro salas, para reduzir o tempo de espera e as filas de cirurgia.

 “A ampliação da estrutura física é um dos fatores que contribuem para dar mais agilidade ao atendimento. Aliado a isso e à contratação de mais profissionais, estamos adequando o fluxo de trabalho para realizar mais cirurgias com intervalos menores entre um e outro procedimento”, explicou Carlos Schoeller, diretor do hospital. 

"Com quatro salas e mais profissionais atendendo de forma eficiente, conseguiremos alcançar nosso objetivo de realizar 450 procedimentos por mês, no mínimo",  estima o médico.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, presente na cerimônia, destacou que o maior agradecimento que a instituição recebe é a cura das crianças e a transformação delas em bons cidadãos. “A compra desses equipamentos faz parte do Projeto Excelência de Saúde Infantil e que trará outros investimentos para o Hospital Joana de Gusmão  de cerca de R$ 1,8 milhão”, declarou Neves.

Maria Gertrudes Gomes, presidente da Associação de Voluntários de Saúde (AVOS), lembrou que há 20 anos a campanha McDia Feliz é realizada em Santa Catarina e destina recursos para o tratamento de crianças com câncer. “Pela primeira vez, pacientes de outras especialidades serão beneficiadas”, ressaltou Maria Gertrudes.

O Hospital Infantil atende uma média de14 mil pacientes por mês em diversas especialidades, como neurologia, ortopedia, oncologia, gastroenterologia, pneumologia, entre outras. A unidade é referência para realização de cirurgias neonatais de má formação, oncológicas e deformidades graves de coluna.

A nova sala de cirurgia conta com mesa de cirurgia radio transparente, aparelho de anestesia, monitor multiparâmetro, focos cirúrgicos, pinças para biópsias e um servidor destinado ao armazenamento e gerenciamento de imagens do Departamento de Radiologia.

Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde

Post A Comment: