A Orquestra Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançará seu segundo álbum, "Instrumental de Casa", com duas apresentações gratuitas nos próximos dias.

Na próxima quarta-feira, 3, às 20h, a orquestra se apresentará no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Os ingressos da Capital podem ser retirados até o dia do evento, com limite de dois por pessoa, nas bilheterias do local  teatro  Governador Pedro Ivo.

Repertório

No concerto, com duração aproximada de quase uma hora e meia, serão executadas 13 obras. Tonon explica que o repertório não se restringe ao gênero erudito: "As músicas transitam por ritmos como samba, valsa e jazz".

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, o espetáculo deve agradar ao público. "Levar produções de alta qualidade para a sociedade catarinense nos enche de orgulho, ainda mais neste ano que a Udesc completa 50 anos de fundação", afirma.

Serão executadas as seguintes músicas:

  1. "Canto de longe", de Luiz Zago;
  2. "Até amanhã", de Luiz Zago;
  3. "Samba de revés", de Luiz Zago eSilvio Mansani;
  4. "Onde nasce a paixão", de Leandro Fortes;
  5. "Valsa dos desencontros”, de Leandro Fortes;
  6. "Pomerode", de Leandro Fortes;
  7. "Saudades de Astoria", de Leandro Fortes;
  8. "O vôo dos sapatos", de Leandro Fortes;
  9. "Saudades da Terrinha", de Luiz Sebastião;
  10. "Uma carta à Luiza", de Luiz Sebastião;
  11. "Imagens", de Leo Garcia;
  12. "Inner theater", de Leo Garcia;
  13. "Cores da Islândia", de Leo Garcia.
Segundo Tonon, "é um espetáculo bastante complexo, que reúne mais de 20 músicos. Os instrumentos passam pela percussão, piano, guitarra, além da orquestra de cordas. Será um momento bastante especial e o público presente ganhará um CD da orquestra".

O CD conta com as composições de Leonardo Garcia, Leandro Fortes, Luiz Sebastião e Luiz Zago, todos músicos formados pela Udesc que têm obras com o acompanhamento para a orquestra. "Daí surgiu a ideia de reuni-los para a gravação de um CD", diz o coordenador de Cultura.

Conheça os compositores:

  • Leandro Fortes: influenciado pela música brasileira, jazz e música clássica, gravou seu primeiro disco-solo em 2012, "Escolhas", que conta com participações de 26 músicos, incluindo Hermeto Pascoal. Nos últimos anos, vem dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira, como André Mehmari e Vinícius Dorin, além de músicos internacionais, incluindo o lendário Les Paul;
  • Leo Garcia: com quase trinta anos de atividade profissional, tem composições premiadas em diversos festivais. De 1989 a 1996, residiu em Portugal, onde estudou improvisação de guitarra jazz com professores de diversas nacionalidades e, desde 2006, docente dos cursos de graduação em Música da Udesc. Em 2011, realizou duas turnês pela Itália;
  • Luiz Gustavo Zago: pianista, arranjador e compositor, suas principais referências são músicos como Tom Jobim, Chico Buarque, Keith Jarret, Johann Sebastian Bach e Johannes Brahms, transitando entre o popular e o erudito. Seu primeiro CD, "Até Amanhã", em 2011, buscou um conceito sonoro de "canção instrumental", aliando MBP, jazz e música erudita;
  • Luiz Sebastião: é chorão e violonista de sete cordas e há 20 anos atua no meio musical da Região Sul do Brasil. É integrante-fundador dos grupos Garapuvú (choro), Feijoada Completa (samba) e Gente da Terra (música regional) e diretor musical e sócio-fundador do Clube do Choro de Florianópolis. Já trabalhou em produções musicais, como o Palco do Samba na Maratona Cultural (2011 e 2012), e a produção e os arranjos de CDs de artistas catarinenses.
Serviço:

O QUÊ: Lançamento do CD "Instrumental de Casa", da Orquestra Acadêmica da Udesc.
QUANDO: Quarta-feira, 3, às 20h (Florianópolis).
ONDE: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5.600, Bairro Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito. Quem comparecer terá direito ao CD "Instrumental de Casa".


Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado

Post A Comment: