Foto: Ricardo Moura / Norte da Ilha

Alunos da rede de ensino fundamental e da EJA podem se inscrever

            “Pequenas Corrupções – Diga Não” é o tema escolhido para o 7º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, à ética e à cidadania. Escolas públicas e privadas de todo o país podem participar. 

            Os alunos da rede municipal do Ensino Fundamental e os estudantes da EJA podem se inscrever acessando o site Criança Cidadã, Portalzinho da CGU, no endereço eletrônico: www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos. Além do material de divulgação, também estão no site o regulamento do concurso, a ficha de participação da escola, e a ficha de identificação.

            O prazo de entrega dos materiais é até o dia 30 de julho, e os textos postados após essa data serão desclassificados. A entrega dos prêmios ocorrerá até o dia 9 de dezembro de 2015.

As categorias

            Os trabalhos serão divididos nas categorias Desenho, Redação (I, II, III) e Escola Cidadã. Sendo a primeira destinada para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A categoria redação I está destinada para os alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, a II é voltada para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio e a III para os alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA.  As instituições de ensino podem participar na categoria Escola Cidadã.

Premiação

            Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um certificado e um netbook; os segundos colocados serão premiados com certificado e um tablet; e os terceiros com certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharão um leitor de livro digital.

            As escolas, que mobilizarem os alunos, e puserem em prática estratégias de sensibilização em torno do tema do concurso, concorrerão ao título de Escola-Cidadã. A premiação será um computador e um certificado.

            Este ano, a ideia do tema veio da campanha, lançada em 2014, nas redes sociais da CGU – “Pequenas Corrupções – Diga Não”. 

Trabalhos Anteriores

            Em 2014, o tema foi Acesso à Informação: um direito a todos. O tema mobilizou cerca de 196 mil alunos e 7 mil professores, em 594 municípios de todo o país.


Ricardo Medeiros
(Assessor de Comunicação da SME)

Post A Comment: