Serviço é gratuito e dispõe dos horários e mapas das linhas da Capital

As informações sobre o transporte coletivo de Florianópolis estão agora literalmente na palma da mão. O Consórcio Fênix lançou um aplicativo para celular que facilita a vida de quem anda de ônibus. O APP.Fênix reúne os principais dados de cada linha - horários, números, itinerários e mapas –, tem acesso gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Mais de 2 mil downloads foram feitos desde o lançamento, em 25 de maio.

De acordo com Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix, cerca de 70% dos acessos ao site são feitos por dispositivos móveis, sendo que a maior parte é busca por horários e itinerários. “Apesar de o aplicativo ser uma exigência do edital de licitação, a concepção foi baseada na análise do comportamento dos próprios passageiros, o que explica a ótima aceitação”, explica Guidi.

As informações podem ser consultadas de maneira rápida pelo celular, a qualquer momento, mesmo sem conexão com a internet. A interface é simples, justamente para facilitar o uso. “Os menus e as opções de pesquisa são fáceis de serem utilizados. É possível, inclusive, criar uma lista com as linhas favoritas”, complementa o coordenador técnico.

No site do Consórcio Fênix – www.consorciofenix.com.br – estão os links para download e as dicas para quem for usar o app. Além disso, QR Codes espalhados nos terminais possibilitam o acesso direto ao download. O estudante Bruno da Silva, que cursa o quarto período de Geografia na UFSC, concorda que o serviço é um facilitador. “Eu ando de ônibus diariamente e sempre ia para os pontos sem saber exatamente o tempo de espera. Agora, confiro antes os horários de saída dos terminais e consigo calcular melhor os meus horários”, opina.

Com a implantação futura do Sistema de Apoio à Operação (SAO), novas informações estarão disponíveis ao cliente. “O aplicativo terá várias etapas, o que vai cada vez mais aproximar o Consórcio Fênix dos passageiros, com informações dinâmicas e, especialmente, precisas", finaliza Guidi.

PalavraCom

Post A Comment: