Fotos: James Tavares/Secom
Santa Catarina vai participar do revezamento da Tocha Olímpica durante os meses que antecedem as Olimpíadas de 2016. Serão 20 municípios catarinenses que terão a passagem da chama olímpica entre maio e agosto. Os detalhes de como será realizado o revezamento no estado foram discutidos nesta sexta-feira, 28, em Florianópolis, com a presença do ministro do Esporte, George Hilton; dos secretários de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e da Segurança Pública, César Augusto Grubba; e prefeitos catarinenses.

“Essas reuniões têm caráter técnico, com o objetivo de reunir os municípios que vão participar do revezamento da tocha para planejar aspectos de segurança e também fazer uma grande celebração por onde ela passar”, disse o ministro.

A tocha será acesa na cidade de Olímpia, na Grécia, e seguirá para o Brasil. Vai percorrer cerca de 500 cidades brasileiras a partir de 3 de maio de 2016, em Brasília, e durante 90 dias será vista em todos os estados brasileiros. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 5 de agosto de 2016, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Filipe Mello destacou que o momento é importante também para Santa Catarina, principalmente para o desenvolvimento e fortalecimento na área dos esportes. “As Olimpíadas são o evento, de fato, mais importante no fomento do desporto mundial, não só pelo fortalecimento de cada uma das modalidades e pela construção dos valores que o esporte faz na sociedade, mas principalmente pela construção econômica que o esporte fundamenta hoje na sociedade pelo mundo”, afirma.

Em Santa Catarina o revezamento da tocha será nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia.

Entrega de equipamentos de ginástica

Após o encontro, o ministro George Hilton, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, entregou equipamentos para ginástica rítmica no Instituto Estadual de Educação, na Capital.


Os equipamentos serão alocados no ginásio de esportes do instituto, que em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Fundação Municipal de Esportes, realiza programa de extensão voltado para estimular a prática da modalidade. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

“Cedemos o espaço no Instituto em um trabalho parceiro com a Udesc para que possamos incentivar a iniciação esportiva no âmbito da ginástica olímpica e rítmica. A partir de agora, daremos mais condições para um treinamento adequado”, explicou o secretário.


Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Post A Comment: