Foto Lucas Zeferino/Divulgação
Exemplares estão à disposição da população em cinco terminais de integração da Capital

As estantes do Floripa Letrada estão recebendo materiais informativos sobre violência contra as mulheres. Os exemplares foram produzidos e doados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Os livretos intitulados “Violência Doméstica: Perguntas e Respostas” e “Dê um basta na violência” trazem informações sobre a Lei Maria da Penha. O segundo traz uma história em quadrinhos sobre o tema.  No total, 25 mil volumes serão distribuídos em cinco terminais de integração de Florianópolis.

A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha, regulamenta os casos de violência doméstica contra a mulher. Engloba qualquer ação, omissão ou conduta que cause sofrimento físico, sexual ou psicológico, lesão ou até mesmo morte. Denúncias podem ser feitas pelo número telefônico 180.

O projeto Floripa Letrada já distribuiu gratuitamente mais de 1,5 milhão de livros e revistas  à população da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. O projeto é da Secretaria de Educação da capital catarinense em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

O projeto é realidade nos terminais do Centro, Rio Tavares, Trindade, Canasvieiras e Lagoa da Conceição. Trata-se do maior acervo democrático de obras do Brasil, oriundos de doações, que são disponibilizadas gratuitamente para a população.

Desde 2010, os passageiros têm a seu dispor obras que podem ser lidas na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la, para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Nos terminais contemplados pelo projeto circulam diariamente em média 370 mil pessoas. 

Ricardo Medeiros
Jornalista Graduado SC 00293

Post A Comment: