ESPORTES$type=three$count=3$h=300$show=home

SME realiza 3ª edição do Seminário de Música

Foto: Divulgação Atividades ocorrem na segunda-feira (6/6), na Assembleia Legislativa SC A Secretaria de Educação de Florianópolis ...

Foto: Divulgação
Atividades ocorrem na segunda-feira (6/6), na Assembleia Legislativa SC

A Secretaria de Educação de Florianópolis promoverá na próxima segunda-feira,  dia 6 de junho, a 3ª edição do Seminário de Música da Rede Municipal de Ensino. As atividades ocorrerão das 8h às 18h na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do endereço: www.goo.gl/za5wVS .

Seis trabalhos serão apresentados envolvendo a questão da diversidade por meio da música, autoria e protagonismo em relação à aprendizagem,  abordagem interdisciplinar no ensino curricular de música,   música na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Eja) ,  funk brasileiro como objeto de conhecimento nas aulas de música e ensino-aprendizagem de música para crianças de anos iniciais.   Haverá também a mesa redonda “Considerações sobre Documentos Normativos e Referenciais para o Ensino de Música”. Este debate  contará com a presença de Luiz Ricardo Silva Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM);  Sérgio de Luiz Ferreira Figueiredo, doutor em Educação Musical pela Universidade de Melbourne , na Austrália;  e Luciana Del Ben, professora de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul .

Ordem de apresentação de trabalhos

1-Dane-se a Fobia: construindo a diversidade por meio da música. Notas sobre relações de gênero, sexualidades e música em uma escola pública da ilha de Florianópolis (Prof. Letícia Grala)

Neste relato são apresentadas algumas considerações a partir das experiências envolvidas na criação e apresentação de “Dane-se a fobia”, música de Gabi Ventura com arranjo musical de seus colegas do sexto ano da EBM José Amaro Cordeiro da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Fruto de uma parceria entre a escola e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada através das oficinas do projeto Papo Sério (Nigs/Ufsc), “Dane-se a fobia” foi composta especialmente para ser apresentada no evento de premiação do VII Concurso de Cartazes sobre Lesbo-Trans-Homofobia nas escolas/2016. Fomentando-se o diálogo entre estas experiências com autoras e autores que abordam questões sobre educação musical, etnomusicologia, relações de gênero e sexualidades, busca-se avançar nos debates sobre tais questões tanto no meio acadêmico, como no próprio ambiente escolar, lugar central para a construção de conhecimento, cidadania e combate ao preconceito.

  2-Educação Musical: Autoria e Protagonismo (Prof. Ricardo Levi)
Quando o educando se apropria de informações, constrói conhecimentos e os aplica, torna-se autor, pois estará elaborando o que aprendeu à sua própria maneira. E, ao executar suas próprias ideias, torna-se protagonista, principalmente na Educação Musical, que cria tempos e espaços para apresentações.  Neste III Seminário de Música da RME serão apresentados exemplos de resultados destes dois processos, quando alunos e alunas, ao término de um ano de trabalho em sala, conquistaram a autoria e o protagonismo com relação aos conhecimentos musicais propostos.

3- A música como experiência nos múltiplos contextos de atuação da EJA em Florianópolis (Prof. André FM)

André atuar como professor de música na rede de Florianópolis, e ainda, na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Neste ano de 2016 tem 40 horas na EJA (Núcleo Centro) que abrange, além da educação de jovens e adultos da Escola Silveira de Souza, o NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina), a Associação de Surdos da Grande Florianópolis e, ainda, uma turma semanal na Escola do Legislativo. Este trabalho tem o intuito de contextualizar e relatar os desafios e possibilidades que esses múltiplos contextos provocam para o professor.

4- A abordagem interdisciplinar no ensino curricular de música: a percepção dos educadores envolvidos no projeto “Regiões Brasileiras” (Prof. Rose Aguiar)
Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é conhecer o papel do ensino curricular de música no projeto interdisciplinar “Regiões Brasileiras” a partir da percepção dos educadores envolvidos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis através de entrevistas com oito educadores. A pesquisa foi qualitativa utilizando como método a história oral temática. Os autores da área da educação musical que fundamentam a pesquisa são Penna (2006), Lima (2007), Fucci Amato (2010) e Fonterrada (2007). Os autores da área da interdisciplinaridade são Japiassu (1976), Fazenda (2002; 2014), Paviani (2008), Santomé (1998), Lück (2002) e Freire (2005).

5- O funk brasileiro nas aulas de música curricular: processos de ensino e aprendizagem em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental (Prof. Juliana Borguetti

A pesquisa investiga os processos de ensino e aprendizagem tendo o funk brasileiro como objeto de conhecimento nas aulas de música curricular em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Florianópolis. A partir desse tema, foram planejadas e realizadas dez aulas durante o primeiro semestre de 2016 com os objetivos de explorar possibilidades no ensino e aprendizagem de conhecimentos e habilidades musicais, observar mudanças nas atitudes e discursos dos participantes em relação ao respeito e à valorização da diversidade musical, refletir sobre a prática educativa e conhecer o ponto de vista dos estudantes acerca de seu aprendizado nas aulas de música. O estudo utiliza procedimentos da pesquisa-ação, tendo como instrumentos da coleta de dados a observação participante, os registros na forma de diários de campo, as gravações em formato audiovisual e os grupos focais. Os resultados surgirão da análise dos dados sob o prisma qualitativo e pretendem conduzir a uma reflexão crítica acerca de valores e comportamentos, buscando promover a compreensão sobre a importância da diversidade musical e cultural na sociedade e no espaço escolar.


6- Ensino aprendizagem musical: uma investigação sobre  conteúdos curriculares em música  a partir do livro “Felpo Filva ” de Eva Furnari (2006) (Prof. Bárbara Trelha)

A pesquisa investiga as possibilidades de ensino-aprendizagem musical para crianças de séries iniciais na rede Municipal de Florianópolis. O projeto busca mapear quais os procedimentos utilizados para o ensino de conteúdos curriculares em música, tendo como suporte a obra infanto-juvenil “Felpo Filva” da escritora Eva Furnari (2006). A pesquisa em andamento, tem como eixo central, o ensino musical mediado pelo roteiro e personagens do livro. Uma pesquisa baseada em duas experiências em sala de aula que se utilizaram de elementos da obra literária de Furnari (2006) como fios condutores no ensino de conteúdos curriculares em música. Investiga as possibilidades músico- pedagógicas no campo da educação musical e literatura.


Perfil dos participantes da mesa redonda “Considerações sobre Documentos Normativos e Referenciais para o Ensino de Música”

1-Luiz Ricardo é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia e autor de artigos voltados para a Educação Musical Como violonista, foi integrante dos grupos instrumentais Marina Silva e Trem Brasil e, atualmente, tem atuado como solista em diversas cidades do país. É o atual Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

2-Sérgio é doutor em Educação Musical pela Universidade de Melbourne , na Austrália, além de mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
3-Luciana Del Bem possui doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e hoje é professora associada na instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente com educação musical escolar, formação de professores de música, ensino superior de música e pesquisa em educação musical.

Nome

3ªidade,3,abastecimento,9,acessibilidade,2,agricultura,4,água,1,alesc,1,alimentação,11,alimentos,2,AMOCAN,1,animais,3,aplicativos,1,aquicultura,1,arte,36,artesanato,3,Assembleia Legislativa SC,3,atualidades,1,áudio,3,Avante,28,balneabilidade,12,bares e restaurantes,4,beleza,3,brasil,9,Cachoeira do Bom Jesus,21,Câmara de Vereadores,6,Câmara dos Deputados,1,câmbio,1,Camerata,1,Campeche,1,Canas F.C,1,Canasvieiras,29,canto,1,capacitação,1,Carnaval,17,carros,2,Casan,23,cdl,58,Celesc,21,Cidadania,3,Ciência,2,cinema,113,classificados,4,Codeni,1,Coleta de Lixo,3,Comcap,5,comércio,28,comunicações,2,comunitárias,42,concerto,1,Concursos,6,consumidor,18,criança e adolescente,4,culinária,1,Cultura,349,curiosidades,1,cursos,5,dança,8,datas,1,Desenvolvimento,2,destaque,7,dicas,20,Direitos,1,Doces e Salgados,1,economia,30,educação,455,eleições,13,empregos,27,Empresarial,1,energia,10,escolar,1,Espaço do Leitor,1,esportes,275,estágio,2,eventos,17,Eventos e Festas,29,exposição,2,Fatima,2,Fatma,1,FCC,1,Festa da Virada 2015/2016,1,Festas e Shows,5,fiscalização,1,fotografia,4,futebol,2,galeria,35,gastronomia,10,gerais,1,Geral,816,Governo Br,1,governo sc,58,Grêmio Esportivo Cachoeira,109,habitação,1,horário de verão,1,Hotelaria,12,humor,1,idoso,3,Impostos,15,inacessibilidade,1,inclusão,1,indústria,1,Informativo,3,Ingleses,15,inovação,1,internet,9,IPVA,14,João Paulo,1,Jurerê,6,Justiça,4,Justiça Eleitoral,1,legislação,2,leis,3,leitura,2,literatura,13,livro,1,Locomoção,1,loterias,4,Maricultura,1,matérias especiais,4,meio ambiente,79,mercado de trabalho,2,meteorologia,1,mobilidade,8,Moçambique,3,moda,2,Mulher,7,multas,1,Mundo,1,música,57,Natal,8,natureza,1,Náutico,2,Náutico F.C,27,negócios,2,nutrição,1,obras públicas,23,orgânicos,1,palestras,1,Páscoa,2,Peixe,5,Pelo Estado,7,pesca,30,planejamento,2,Planejamento Urbano,1,poesia,3,Polícia Civil,4,Polícia Militar,5,Política,23,Ponta das Canas,3,Praia Brava,2,preços,2,Prefeitura,49,Previsão do Tempo,411,procon,5,Produtos Artesanais,1,publicidade,16,qualidade de vida,1,qualificação,3,Qualificação Profissional,6,Ratones,1,Receita Federal,2,Receitas,3,religião,9,Réveillon,1,Rio do Brás,1,Rio Vermelho,4,River,6,rugby,5,Sambaqui,2,saneamento,5,Santinho,17,Santo Antônio de Lisboa,22,Sapiens Parque,12,Saúde,219,sáude,1,SC-401,1,SC-403,7,segurança,268,seguridade social,1,senado,1,SERTE,11,Sine,1,skate,1,Social,6,solidariedade,32,sports,38,Surf,8,sustentabilidade,1,Tainha,3,teatro,16,tecnologia,7,telefonia,2,tempo,3,trabalhador,10,Trabalho,23,transito,9,trânsito,20,transporte passageiros,52,Tributação,2,Triunfo,1,turismo,14,TV,5,UDESC,26,UFSC,1,últimas,2805,União,2,utilidade pública,12,Vargem do Bom Jesus,2,Veículos,1,verão,18,Verão2015/2016,10,vídeos,20,workshops,1,
ltr
item
Norte da Ilha: SME realiza 3ª edição do Seminário de Música
SME realiza 3ª edição do Seminário de Música
https://3.bp.blogspot.com/-eDlGhfu-BKA/V09JBJOmWNI/AAAAAAAB4Jc/f_m3si-qG7sUzsIRtOwvSHH8bCMPSc0BACLcB/s640/12232941_10207681702391254_7542808860829600117_o.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-eDlGhfu-BKA/V09JBJOmWNI/AAAAAAAB4Jc/f_m3si-qG7sUzsIRtOwvSHH8bCMPSc0BACLcB/s72-c/12232941_10207681702391254_7542808860829600117_o.jpg
Norte da Ilha
http://www.nortedailha.com/2016/06/sme-realiza-3-edicao-do-seminario-de.html
http://www.nortedailha.com/
http://www.nortedailha.com/
http://www.nortedailha.com/2016/06/sme-realiza-3-edicao-do-seminario-de.html
true
5200280621256358941
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All VEJA TAMBÉM LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy