Foto: Divulgação


No Dia Nacional de Combate ao Fumo SME promove palestras 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por intermédio do Departamento de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho (DEGOA), organizou uma série de palestras para a próxima segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. O objetivo é reforçar ações, junto aos profissionais da rede de ensino, para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O local será o auditório do Centro de Educação Continuada da SME, localizado na Rua Ferreira Lima, nº 82, Centro da Capital. Não é necessário efetuar inscrição para participar.

Conforme a fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez, do DEGOA, sendo a voz o principal instrumento de trabalho na área da Educação, articular atividades nesta data é importante não somente para a prevenção de novos adeptos ao fumo quanto para a prevenção de lesões vocais provocadas pelo tabagismo. “As lesões podem prejudicar ou limitar o desempenho profissional do indivíduo”, assinala.  
“Muitas pessoas ainda não possuem”, salienta, “conhecimento sobre a relação voz e tabagismo, assim como suas implicações em condições de saúde”.  Tatiane acredita que o acesso à informação é ferramenta essencial para o autocuidado e qualidade de vida. A fonoaudióloga fará a abertura do evento às 13h30.
Programa de Controle do Tabagismo

Para as 14 horas, está prevista a palestra com a odontóloga Marise Nolasco,  que abordará o “Programa Municipal de Controle do Tabagismo”. O projeto, que ocorre através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento intensivo aos fumantes que desejam acabar com o vício. Para participar, os interessados passam por uma entrevista individual quando é avaliado o grau de motivação e o nível de dependência física. Após este processo, é indicado ou não, medicamentos para auxiliar no processo dos sintomas de abstinência. Também é sugerido a participação em grupos de apoio, onde o individuo é estimulado  a parar de fumar.  Marise é especialista em Gestão Saúde Pública e atua nas áreas de atendimento clínico e de saúde coletiva em odontologia. 

Dependência e combate ao câncer de cabeça e pescoço

Às 15h, Renata de Lima, psiquiatra da empresa QualiRede, gestora do plano vigente SC Saúde, tratará de aspectos relacionados à dependência e grau de dependência do tabagista.
A fonoaudióloga Maria de Fátima Tomazelli, especialista em motricidade oral com foco em câncer de cabeça e pescoço, debaterá, às 16h, sobre a prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço, além de autoexames que ajudam na identificação dessas doenças.
Para fechar o cronograma, os presentes terão a oportunidade de ouvir relatos de experiências de Membros da Associação Catarinense de Câncer de Boca e Garganta, ACBG.

Livre de fumaça
Em 2011 a SME lançou a campanha ‘Escola Promotora de Saúde - 100% livre de fumaça’.  O projeto tem como base a Lei Municipal nº 8042/09, que proíbe o tabagismo em espaços de uso coletivo quando houver sinalizações. Por isso, toda unidade da rede de ensino possui placas que interditam o consumo de cigarro no local.  Além de distribuídos materiais informativos, os servidores da rede também podem participar dos grupos de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que estão divididos em todas as regiões da Ilha e do Continente.



PROGRAMAÇÃO
ATIVIDADES
HORÁRIO
ABERTURA DO EVENTO
Fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez (DEGOA)
13h 30

O PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Odontóloga Marise Nolasco Pereira (Secretaria Municipal de Saúde)

14h

FALANDO SOBRE O TABAGISMO
Psiquiatra Renata de Lima (QualiRede/SC Saúde)


15h
COFFEE-BREAKE
15h30

TABAGISMO E CÂNCER
Fonoaudióloga Maria de Fátima Tomazelli (Baía Sul/ Coris)



16h

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Membros da Associação Catarinense de Câncer de Boca e Garganta (ACBG)



16h30

Post A Comment: