Foto: Divulgação

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o coletivo R.I.S.C.O propõe uma Oficina de Computação Musical com Pure Data e um Concerto de Música Experimental no dia 2 setembro, a partir das 19h30, no MIS. 

Oficina 

A oficina será ministrada pelo compositor e desenvolvedor Tiago Brizolara e terá uma hora e meia de duração, com capacidade para 15 pessoas. É pré-requisito para participar do curso saber utilizar o computador (é altamente aconselhado levar um às aulas).

Utilizado largamente pela comunidade artística, o Pure Data é um ambiente gratuito, de código-fonte aberto, para programação visual de fluxo de dados, como áudio, vídeo e MIDI. Sua facilidade de uso coloca à disposição de músicos, público-alvo da oficina, artistas visuais e performers possibilidades sem fim para uso de recursos computacionais.

Durante a prática serão trabalhados os conceitos básicos do Pure Data e do áudio digital e serão confeccionados pequenos programas (patches), incluindo sintetizadores e efeitos. Serão mostradas diversas aplicações da ferramenta e recursos gratuitos online. Será demonstrado também o SoMo, um instrumento sonoro por movimento em frente a uma câmera, desenvolvido pelo ministrante em conjunto com Marcos Moritz e que será usado no concerto. O material da oficina também será disponibilizado aos presentes.

Concerto

O concerto experimental contará com apresentações compostas pela interação entre performance instrumental, vocal e dispositivos tecnológicos diversos. Serão apresentadas obras abertas com os duos Rodrigo Ramos (live electronics) e Flora Holderbaum (violino, voz e pedais), André Godoy (drum machine, sintetizadores analógicos e sampler) e a atriz convidada Mhirley Lopes (performance corporal com SoMo), além dos VJs convidados Kaue Costa e Bruno Bez nas projeções. O encerramento será uma improvisação com todos ao final, incluindo Tiago Brizolara (violão 7 cordas).


Sobre o R.I.S.C.O

O grupo pretende incentivar, produzir e difundir a música experimental e contemporânea na cidade. R.I.S.C.O. é um coletivo de artistas voltado para a arte sonora e a música contemporânea. Pesquisa o uso de tecnologias aplicadas às novas formas de concepção sonora e musical, ao provocar interação entre performance e diferentes linguagens e modalidades. É composto por André Godoy, Diogo de Haro, Flora Holderbaum, Rodrigo Ramos e Tiago Brizolara.

Serviço:
O quê: 1ª R.I.S.C.O - Reunião Inusitada de Som, Computadores e Outros, com Oficina de Computação Musical com Pure Data  e Concerto Experimental
Quando: 2 de setembro de 2016.
Oficina:  19h30  / Concerto: 21h
Local:  Museu da Imagem e do Som (MIS-SC)]
Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica - Florianópolis
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2650

Post A Comment: