Semana Inclusiva: Divulgação
Fundação Catarinense de Cultura apoia programação cultural da Semana Inclusiva da Grande Florianópolis

Com programação diversificada e impulsionado pelos resultados positivos do Dia D, evento amplia ações e debate sobre acessibilidade

De 19 a 25 de setembro diversas atividades serão realizadas na capital catarinense para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência. A primeira Semana Inclusiva Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de mais de trinta entidades públicas e privadas, entre elas a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cujos espaços culturais sediarão parte da programação da Semana.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), a Semana terá atividades no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), onde já ocorre desde o dia 8 de setembro a exposição multimídia Clube da Luta - 10 Anos, que conta com fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas e fichas técnicas em Braille; e o Discotecando no MIS/SC, dia 23, que terá os DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro no comando das pick-ups. Ainda no CIC, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fará visitas mediadas voltadas especialmente ao público com deficiência na exposição Gaudí, Barcelona 1900.

Já no centro de Florianópolis, a Biblioteca Pública de Santa Catarina terá visitas guiadas com contação de histórias voltadas a pessoas com deficiência no dia 21 de setembro; e no dia 22, às 9h, duas palestras sobre Língua Brasileira de
Sinais (Libras). No Teatro Álvaro de Carvalho, dia 21 de setembro será apresentado o espetáculo 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.

Sobre a Semana Inclusiva

A ação busca estimular entidades e Poder Público a implementar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência e ampliar o número desses
trabalhadores no mercado formal de trabalho. "Além de possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo: física, informacional, tecnológica e em todos os espaços, sejam públicos ou privados", destaca Quézia Araújo Duarte Nieves Gonzalez, procuradora do MPT-SC.

A abertura da Semana ocorre no dia 19, às 14h30 no Beiramar Shopping. A programação segue até o dia 25 com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. O ponto alto será o “Dia D”, no sábado (24), no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho.




Mais sobre as atividades Culturais da Semana nas casas da FCC:

21 a 25/09 – Museu de Arte de Santa de Catarina (MASC) - Exposição Gaudí, Barcelona 1900
Visitas mediadas para pessoas com deficiência.
Gratuitas, sempre às 16h.
Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.
Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail semanainclusiva@sol.sc.gov.br  

20 a 25/09 – Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) – Exposição fotográfica Clube da Luta - 10 Anos. 
Fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas e fichas técnicas em Braille. 
Visitação das 10h às 21h.

Entrada Gratuita.
Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.

23/09 - Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) – Discotecando no MIS
Discotecagem com discos de vinil do acervo do museu. Participação dos DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro.
Às 19h, gratuito.
Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.

21/09 - Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) - Visita seguida por contação de histórias, às 14h.
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343, Centro - Florianópolis, (o acesso será pela lateral do prédio – Rua Álvaro de Carvalho).
Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail semanainclusiva@sol.sc.gov.br  

21/09 – Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - 21 Tons de Amor
Mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.
Às 20h.
Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 meia-entrada.
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26, Centro - Florianópolis.

22/09 – Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) - Palestras: Teatro em Libras e O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas.
Palestrantes: Natália Rigo e Rodrigo Custódio.
Às 9h.
Participação gratuita.
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343, Centro - Florianópolis.
Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail semanainclusiva@sol.sc.gov.br.

Post A Comment: