Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) participa neste sábado, 24, do Dia D, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O evento ocorre no Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho; além de instituições parceiras.

A atividade integra a “Semana Inclusiva” que ocorre de 19 a 25 de setembro. “Estamos felizes em poder contribuir com a inclusão dos trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho”, explica o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff.

Os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estarão à disposição da população para fazer a intermediação da mão-de-obra das 9 às 17h. Serão 15 profissionais distribuídos nos turnos da manhã e da tarde no hall de entrada do IFSC. De acordo com a supervisora do Sine de Florianópolis, Paola Oliveira, foram contactadas 100 empresas para disponibilizar as vagas junto ao Sine no Dia D. As vagas serão atualizadas diariamente e estarão disponíveis até serem preenchidas pelos candidatos pessoalmente no Dia D ou nos postos do Sine. Para se candidatar a uma delas é preciso apresentar carteira de trabalho, cartão ou número do PIS e CPF.

A Semana Inclusiva de 2015 viabilizou a admissão de 744 trabalhadores com deficiência em 191 empresas da Grande Florianópolis, entre junho de 2015 e julho 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total. Em Santa Catarina, o estudo apontou a existência de 1,3 milhão de pessoas com deficiência, ou 21,3% da população do Estado, que na época girava em torno de 6,2 milhões de pessoas.

Lei de Cotas

A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do Sine. A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.

Serviço:
O quê? Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Dia D
Quando? 24 de setembro 9h às 17h 
Onde? Instituto Federal de Santa Catarina, localizado na Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis/SC.

Post A Comment: