ESPORTES$type=three$count=3$h=300$show=home

Inspirada na luta do avô e dos pais, aluna de escola municipal de Florianópolis quer ser a melhor oradora do Estado

Kauany Stein, da Batista Pereira, venceu a etapa local do concurso de oratória e já se prepara para o próximo desafio, em Concórdia. ...

Kauany Stein, da Batista Pereira, venceu a etapa local do concurso de oratória e já se prepara para o próximo desafio, em Concórdia.

O avô materno de Kauany Stein, 14 anos, José Mário de Andrade, era representante comercial de calçados. Tinha um poder de conversa muito grande. A mãe e o pai também são batalhadores. 

Em 2009, nem Silvana nem Ivan possuíam o ensino médio. Silvana formou-se em Pedagogia, em 2014, e o marido em Educação Física, em 2015. Depois de 20 anos fora da escola, ele obteve o melhor índice acadêmico do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Com essas inspirações de herança, Kauany, que nasceu prematura de sete meses e ficou 31 dias na UTI do Hospital Regional de São José, tomou gosto pela fala, por se expressar e de encarar desafios.

Como estudante da Escola Básica Municipal de Florianópolis Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha, venceu a etapa local do concurso “Oratória na Escola”, promovido pela Junior Chamber International (JCI), em parceria com a Prefeitura da Capital, cujo tema era: “Eu prefeito (a)”.

Agora, ela se prepara para representar a cidade na etapa regional, que ocorrerá em julho em Concórdia, Meio-Oeste catarinense. Se vencer, irá para São Bento do Sul, também no Estado, participar em outubro da final nacional. O concurso tem por meta incentivar os alunos a dominarem a arte de falar em público.

Kauany quer ser advogada, especializando-se em Direito Trabalhista. A escolha condiz com sua habilidade com a fala. “Pesquisando cursos, descobri que o Direito se encaixava perfeitamente comigo.”

“A rede municipal de ensino de Florianópolis tem levado para outros municípios do Estado e do país excelentes exemplos. É o caso  de Kauany, dedicada e que recebe o suporte da escola e da família. Estamos orgulhosos da nossa aluna”, sublinha o secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Cinco minutos decisivos

A garota terá de três a cinco minutos para discorrer sobre o novo tema: “O que é ter sucesso na vida”. Em análise, a emoção pela voz. Pronúncia, modulação, coerência, segurança e motivação fazem parte deste item.  

O conteúdo da mensagem é verificado por intermédio da fidelidade ao tema, argumento, estrutura do discurso, clareza das ideias e conclusão da fala. Vale ponto a expressão corporal: a postura do orador, os gestos, contato visual com as pessoas, mudanças na expressividade facial e posicionamento no palco.

Eu prefeita

A disputa local teve duas etapas: a primeira aconteceu dentro do colégio, quando a banca avaliadora escolhia o representante da unidade na competição. Já a segunda foi realizada com todos os representantes das escolas do município, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no ano passado.
O concurso consistia em construir um texto com o tema “Eu prefeito (a)”, provocando nos alunos indagações sobre posturas, opiniões e como fazer a diferença na comunidade em que estão inseridos.

Além de treinar na sala de aula, para os colegas e a professora, ela se preparava inúmeras vezes em casa, com os pais como publico. “Treinei tantas vezes que meus pais até decoraram o texto comigo”, diz, brincando.

Aluna dedicada

Kauany, que estava no oitavo ano durante a etapa local, teve a orientação da professora de Língua Portuguesa Jaqueline Nair da Costa Nunes durante este processo. Segundo ela, a professora a auxiliava na construção do texto, corrigindo certos pontos.

Jaqueline conta que Kauany sempre foi uma aluna dedicada e não precisou de muita ajuda nesse período de preparação. “Minha contribuição iniciou quando sugeri que escrevesse o discurso e trouxesse para revisão. Então, levei para casa e fiz pequenas sugestões de alteração de palavras. Daí em diante, foi lhe cedido espaço nas aulas para a prática do discurso”.

A professora sempre dava sugestões de possíveis mudanças e de acordo com ela, Kauany sempre estava aberta a ouvir as recomendações.

Nervos à flor da pele

Kauany ficou muito nervosa no dia da apresentação na segunda etapa local. “Quando cheguei lá, pensei que ia desmaiar”, relata. Mas quando chamaram o nome dela e lhe disseram que era a sua vez de apresentar, ela diz que subiu no palco, respirou fundo, e todo o nervosismo desapareceu.

Como prêmio, a menina recebeu um kindle, um aparelho para a leitura de livros online, e um curso de inglês gratuito, além da oportunidade de representar a cidade na etapa regional do concurso, em Concórdia, nos dias nos dias 14, 15 e 16 de julho.

Garota focada

Segundo a mãe, Silvana Carvalho de Andrade, que é professora substituta da educação infantil, Kauany já começou o treinamento para a nova disputa. “Ela treina três vezes por semana. São dois ensaios por noite”, conta.

O novo discurso já está escrito há dois meses sobre “O que é ter sucesso na vida”. Mas, está guardado a sete chaves, conforme a estudante.

Avô deixa tudo de lado para vir ao encontro da neta

A torcida é grande pela manezinha da Escola Batista Pereira. A mãe, 38 anos, e o pai, 44, já se planejaram para estarem em Concórdia.

O avô, 78 anos, mora em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Mas já disse à neta que não perderá a oportunidade de vê-la lutar pelo título de melhor oradora do Estado. Também quer matar a saudade da netinha com a qual não se encontra pessoalmente há três anos. 

Deixará tudo de lado, aulas de teclado e curso de massagem para engrossar o coro de “#somostodoskauany”, juntamente com os colegas da estudante e professores.

O discurso vencedor

Depois de tanto esforço construindo, aperfeiçoando, decorando e apresentando, segue abaixo o discurso vencedor da etapa local do concurso Oratória na Escola.

EU PREFEITA
Olá.
Boa noite! Cumprimento o presidente da JCI de Florianópolis, o Sr. Henrique Vascouto. Boa noite jurados. Boa noite aos demais presentes.

 O meu nome é Kauany Stein, tenho 14 anos, moro em Florianópolis desde o meu nascimento. Se eu for Prefeita de Florianópolis, ocorrerão diversas modificações em nossa cidade.

 Nossa ilha é linda, e chama atenção de muitos turistas todos os anos, porém, os presentes aqui esta noite, já pararam para pensar que não temos condições de recebê-los? Você tem noção de quantos turistas vem pra cá todos os verões? Segundo a SANTUR, são aproximadamente 1,5 milhão de turistas, todos os anos junto com os turistas e as filas. Por isso se eu for prefeita, investirei no transporte marítimo e terrestre.

Arrecadarei verbas junto ao governo federal para construção de novos meios de transporte em nossa cidade, como por exemplo: trem, metrô e barco. Estes meios de transporte são menos poluentes do que os utilizados atualmente. Tornarei mais confortável, agradável e seguro se locomover em Florianópolis.

Investirei na educação que é de suma importância para a formação de pessoas criticas e preparadas para a vida, mas aí você me pergunta: ‘Kauany, como você irá investir na educação?”

Abrirei escolas e darei todo o auxílio que elas precisarem. Abrirei concursos públicos, oferecerei cursos gratuitos e de qualidade para os professores e aumentarei os seus salários. Investirei na saúde, pois muitas vezes esperamos por anos para sermos atendidos pelo SUS, mudarei esta realidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, aumentando seus salários e diminuindo sua carga horária, pois um profissional bem remunerado e com bom tempo de descanso, exerce suas funções muito melhor do que um trabalhador com péssimas condições de trabalho.

Outra benfeitoria a ser desenvolvida é o saneamento básico. Pois como o próprio nome já diz: saneamento BÁSICO, sendo assim é um direito e um dever proporcionar isto para nossa cidade. Para quem não sabe, saneamento básico é o tratamento de esgoto, abastecimento de água potável, o controle de pragas, entre outras atividades. Porém, mesmo parecendo ser algo tão simples, aqui em Florianópolis, por exemplo, é bem precário.

A falta de saneamento é um dos principais responsáveis pela poluição de nossos mares, mares estes, que banham milhares de turistas todos os anos. Queremos por fim neste nosso maior atrativo? Eu acredito que não, pois esta poluição causa diversos tipos de doenças. Então vamos por mãos à obra e salvar nossos mares.

Muitos que estão aqui presentes devem estar achando minha fala utópica, pois hoje em dia a maioria das pessoas não pensa no que seria melhor para o povo, e sim no que seria melhor para si próprias, mesmo que para isso tenham que explorar outras pessoas. Porém, eu acredito que se tivermos uma pessoa que realmente lute pelos direitos do povo, no poder, esta fala pode sim se tornar realidade.

A educação é a chave para tudo, é ela quem forma a pessoa crítica que pode transformar esta fala em realidade.

Como diria Clarice Lispector: "Mude, mas comece devagar, pois a direção é mais importante que a velocidade!".

E é desta forma pretendo melhorar nossa cidade, mas para que isso ocorra preciso do seu apoio!

Muito obrigada e tenham todos uma ótima noite!
Nome

3ªidade,3,abastecimento,9,acessibilidade,2,agricultura,4,água,1,alesc,1,alimentação,11,alimentos,2,AMOCAN,1,animais,3,aplicativos,1,aquicultura,1,arte,38,artesanato,3,Assembleia Legislativa SC,3,atualidades,1,áudio,3,Avante,28,balneabilidade,12,bares e restaurantes,4,beleza,3,brasil,9,Cachoeira do Bom Jesus,21,Câmara de Vereadores,6,Câmara dos Deputados,1,câmbio,1,Camerata,1,Campeche,1,Canas F.C,1,Canasvieiras,29,canto,1,capacitação,1,Carnaval,17,carros,2,Casan,23,cdl,62,Celesc,21,Cidadania,3,Ciência,2,cinema,113,classificados,4,Codeni,1,Coleta de Lixo,3,Comcap,5,comércio,28,comunicações,2,comunitárias,42,concerto,1,Concursos,6,consumidor,18,criança e adolescente,4,culinária,1,Cultura,355,curiosidades,1,cursos,5,dança,8,datas,1,Desenvolvimento,2,destaque,7,dicas,20,Direitos,1,Doces e Salgados,1,economia,31,educação,457,eleições,13,empregos,27,Empresarial,1,energia,10,escolar,1,Espaço do Leitor,1,esportes,284,estágio,2,eventos,18,Eventos e Festas,29,exposição,2,Fatima,2,Fatma,1,FCC,1,Festa da Virada 2015/2016,1,Festas e Shows,5,fiscalização,1,fotografia,5,futebol,2,galeria,36,gastronomia,10,gerais,1,Geral,820,Governo Br,1,governo sc,59,Grêmio Esportivo Cachoeira,114,habitação,1,horário de verão,1,Hotelaria,12,humor,1,idoso,3,Impostos,15,inacessibilidade,1,inclusão,1,indústria,1,Informativo,3,Ingleses,15,inovação,1,internet,9,IPVA,14,João Paulo,1,Jurerê,6,Justiça,4,Justiça Eleitoral,1,legislação,2,leis,3,leitura,2,literatura,13,livro,1,Locomoção,1,loterias,4,Maricultura,1,matérias especiais,4,meio ambiente,79,mercado de trabalho,2,meteorologia,1,mobilidade,8,Moçambique,3,moda,2,Mulher,7,multas,1,Mundo,1,música,57,Natal,8,natureza,1,Náutico,2,Náutico F.C,29,negócios,2,nutrição,1,obras públicas,23,oficinas,1,orgânicos,1,palestras,1,Páscoa,2,Peixe,5,Pelo Estado,7,pesca,30,planejamento,2,Planejamento Urbano,1,poesia,3,Polícia Civil,4,Polícia Militar,5,Política,23,Ponta das Canas,3,Praia Brava,2,preços,2,Prefeitura,49,Previsão do Tempo,414,procon,5,Produtos Artesanais,1,publicidade,16,qualidade de vida,1,qualificação,3,Qualificação Profissional,6,Ratones,1,Receita Federal,2,Receitas,3,religião,9,Réveillon,1,Rio do Brás,1,Rio Vermelho,4,River,7,rugby,5,Sambaqui,2,saneamento,5,Santinho,17,Santo Antônio de Lisboa,22,Sapiens Parque,12,Saúde,221,sáude,1,SC-401,1,SC-403,7,segurança,269,seguridade social,1,senado,1,SERTE,11,Sine,1,skate,1,Social,6,solidariedade,32,sports,38,Surf,8,sustentabilidade,1,Tainha,3,teatro,16,tecnologia,7,telefonia,2,tempo,3,trabalhador,10,Trabalho,23,transito,9,trânsito,20,transporte passageiros,52,Tributação,2,Triunfo,1,turismo,14,TV,5,UDESC,27,UFSC,1,últimas,2834,União,2,utilidade pública,13,Vargem do Bom Jesus,2,Veículos,1,verão,18,Verão2015/2016,10,vídeos,20,workshops,1,
ltr
item
Norte da Ilha: Inspirada na luta do avô e dos pais, aluna de escola municipal de Florianópolis quer ser a melhor oradora do Estado
Inspirada na luta do avô e dos pais, aluna de escola municipal de Florianópolis quer ser a melhor oradora do Estado
https://1.bp.blogspot.com/-xQyILiJyDlE/WR2UJvL77dI/AAAAAAACZjc/85TyhrPC1dQ-Oq_wzgyPypyAtXl9xXgewCEw/s400/Kauany%2Bnasceu%2Bno%2Bdia%2B24092002.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-xQyILiJyDlE/WR2UJvL77dI/AAAAAAACZjc/85TyhrPC1dQ-Oq_wzgyPypyAtXl9xXgewCEw/s72-c/Kauany%2Bnasceu%2Bno%2Bdia%2B24092002.JPG
Norte da Ilha
http://www.nortedailha.com/2017/05/inspirada-na-luta-do-avo-e-dos-pais.html
http://www.nortedailha.com/
http://www.nortedailha.com/
http://www.nortedailha.com/2017/05/inspirada-na-luta-do-avo-e-dos-pais.html
true
5200280621256358941
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All VEJA TAMBÉM LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy