Iniciativa visa inspirar o autoconhecimento e o empoderamento das crianças


O Segundo Festival de Protagonismo Infantil acontece no próximo sábado, 26, das 10h às 17h, no Jardim Botânico de Florianópolis. A proposta é que crianças e adultos se encontrem para uma troca livre de conhecimentos e talentos, inspirando o autoconhecimento e o empoderamento infantil. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Crianças de todas as idades podem manifestar suas qualidades, dons e vontades, oferecendo oficinas variadas para os demais participantes. Para se inscrever, basta que o responsável acesse o link do evento no Facebook e comente o talento que será disponibilizado.
De acordo com a organizadora do festival, a produtora cultural Lesly Monrat, "Nos dias atuais é essencial ouvir as crianças. Descobrir quem elas são, o que querem, o que desejam, o que sonham é a forma mais respeitosa de amá-las. Não podemos mais abafar as potências dos nossos filhos pautados naquilo que queremos que eles se transformem. Precisamos permitir que as crianças tenham a liberdade para se descobrirem, porque assim elas também descobrirão o vasto mundo. O grande enigma da vida continua sendo o autoconhecimento. Somente a criança que é protagonista da sua vida conseguirá viver uma felicidade verdadeira e profunda."
Pela manhã, estão previstas rodas de conversa sobre temas que transformam os relacionamentos entre pais e filhos, como parto humanizado, doulagem, amamentação, cama compartilhada, sling, educação com apego, desescolarização, CNV, entre outros.
À tarde, a exemplo do que aconteceu na primeira edição, é a vez das crianças oferecerem as oficinas, que podem ser de qualquer tipo (queimada, bolas de semente, massinha de modelar, desenho, exploração ambiental, artesanato etc).
A programação termina com a apresentação de Silvio Mansani, cantor e compositor da "No Dorso do Rinoceronte", banda que mergulha no imaginário infantil com canções de entretenimento e forte conteúdo poético-musical.
O evento é uma iniciativa do Banquinho do Tempo, projeto vinculado ao Banco de Tempo Florianópolis.



Sobre o Banco de Tempo Florianópolis
O Banco de Tempo Florianópolis é um projeto coletivo  que estimula a sociedade a pensar e viver dentro de um paradigma onde os valores são os talentos das pessoas, e a moeda é o tempo de vida de cada um. As trocas de bens e serviços proporcionam a oportunidade de autoconhecimento e alteridade. Como uma espécie de escambo, as pessoas oferecem suas habilidades e talentos e, conforme são “contratadas”, ganham créditos em horas para usufruir conforme seus desejos e necessidades. No grupo, há desde pessoas que se dispõem a auxiliar na faxina, passear com cachorros, capinar lotes, consertar eletrodomésticos, fornecer mudas e ovos etc, até profissionais com formação acadêmica nas mais diversas áreas, como medicina, arquitetura, psicologia e design, por exemplo.


SERVIÇO:
O que? Segundo Festival de Protagonismo Infantil
Quando? Sábado, 26 de agosto, das 10h às 17h
Por quê? Para promover o empoderamento e o autoconhecimento das crianças
Onde? Jardim Botânico de Florianópolis - Rod. Admar Gonzaga, 742-782, Itacorubi
Quanto? Gratuito e aberto à toda a comunidade
Mais informações: (48) 98434-7103 ou leslymonrat@yahoo.com.br - Lesly Monrat

Post A Comment: