Inauguração do CCO e lançamento do Floripanoponto marcam a nova fase

A nova estrutura que abriga o monitoramento do transporte coletivo de Florianópolis foi inaugurada nesta segunda-feira (21). Na solenidade também foi apresentado e ativado o aplicativo ‘Floripanoponto’, que disponibiliza informações em tempo real sobre o deslocamento da frota. O Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com mais de 1 mil m² de área construída em um terreno de 3 mil m², abriga a central de monitoramento, e conta com uma robusta estrutura para controlar em tempo real todas as partidas do transporte coletivo. É de lá que partem as informações para alimentar o ‘Floripanoponto’, que disponibiliza a localização e a previsão de chegada em tempo real dos ônibus do sistema.

O CCO possui uma sala de controle para monitoramento de todos os veículos da frota, bem como ambientes para planejamento e programação operacional, SAC e gestão do videomonitoramento dos ônibus. O local ainda poderá abrigar outros serviços públicos, relacionados ao transporte público, a serem definidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Com a funcionalidade de ‘Previsão de Embarque’, o app permite ao usuário acompanhar o tempo de chegada do seu ônibus no ponto selecionado, diminuindo a espera. Além disso, através da função ‘como chegar’, poderá consultar as melhores opções de linha para chegar ao destino. Nesta primeira fase estão disponíveis as informações das 26 linhas executivas operadas pelos ônibus Amarelinhos e o projeto é oferecer, em breve, as mesmas informações sobre a frota convencional.

“Tanto o CCO quanto o ‘Floripanoponto’ são entregas que demonstram nosso compromisso com as exigências contratuais, estabelecidas no edital de licitação, e representam mais transparência, confiabilidade e segurança para os usuários”, reforça Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix. Ainda estiveram presentes o prefeito Gean Loureiro e Marcelo Roberto da Silva, secretário municipal de Mobilidade Urbana. Em seu discurso, o prefeito assinalou que a entrega do CCO possibilita ampliar a qualidade da prestação deste serviço público na capital.

Desde que entrou em operação, em novembro de 2014, os novos do Consórcio Fênix chegam à cifra de R$ 55 milhões. À frente da operação do transporte público, o Consórcio renovou 147 veículos, instalou o sistema de rastreamento na totalidade da frota e adquiriu o sistema de videomonitoramento embarcado, além de uma série de outras facilidades como internet nos terminais e aplicativo móvel.

Post A Comment: