A Hora da Estrela
Cinema do CIC tem última semana da Mostra Sylvio Back e filme baseado em Clarice Lispector
Sessões têm entrada gratuita e ocorrem de quinta-feira a domingo

Esta é a última semana da programação da Mostra Sylvio Back 8.0 - Filmes Noutra Margem na telona do Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). De sexta-feira a domingo, serão exibidos os longas Cruz e Sousa – O poeta do desterroO Contestado - Restos Mortais e O Universo Graciliano. Antes, na quinta-feira (28) é a vez do filme A Hora da Estrela, baseado na obra homônima de Clarice Lispector. As sessões ocorrem sempre às 20h, com entrada gratuita, e a realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e da Unisul campus Pedra Branca, responsável pela programação. No caso da Mostra Sylvio Back, a realização é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da FCC, curso de Cinema da Unisul e Cinemateca Catarinense.

Cineclube Infantil

Além da programação voltada ao público adulto, o Cineclube Infantil apresenta todos os sábados, às 16h, produções feitas especialmente para a criançada no Cinema do CIC, com entrada gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e a organização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO:

28 de setembro (quinta-feira), às 20h:

Quintas Especiais: Clarice Lispector

A hora da estrela
Direção: Suzana Amaral
Ano: 1985
País: Brasil
Duração: 96 minutos
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Urso de Ouro no Festival de Berlim para a atriz Marcelia Cartaxo.


29 de setembro (sexta-feira), às 20h:

Mostra Sylvio Back 8.0

Cruz e Sousa – O poeta do desterro
Direção: Sylvio Back
Ano: 1998
País: Brasil
Duração: 86 minutos
Sinopse: Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.


30 de setembro (sábado), às 16h:

Cineclube Infantil

Meu vizinho Totoro
(Tonari no Totoro)
Direção: Miyazaki Hayao
Gênero: Animação
País: Japão
Ano: 1988
Duração: 87 minutos
Sinopse: Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.


30 de setembro (sábado), às 20h:

Mostra Sylvio Back 8.0

O contestado – restos mortais
Direção: Sylvio Back
Ano: 2012
País: Brasil
Duração: 155 minutos
Sinopse: Com o inédito relato de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica de especialistas, “O Contestado - Restos Mortais” resgata uma das maiores epopeias do país, a Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa fundiária, mesclado à irrupção de um levante messiânico de grandes proporções.


1º de outubro (domingo), às 20h:

Mostra Sylvio Back 8.0

O universo Graciliano
Direção: Sylvio Back
Ano: 2013
País: Brasil
Duração: 84 minutos
Sinopse: Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como "São Bernardo", "Vidas Secas", "Angústia", "Infância" e "Memórias do Cárcere". O filme combina diversos materiais de arquivo, partes de outros filmes com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

Post A Comment: