Foto: Getty Images
Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta segunda-feira, 16, às 9h. Rogério Simões defenderá a tese “Propostas de diretrizes para subsidiar políticas públicas com foco no desenvolvimento de construções residenciais sustentáveis”. A pesquisa foi orientada pela professora Clerilei Aparecida Bier.

A apresentação da tese, resultado da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Sustentabilidade

O pesquisador criou um modelo teórico que pode ser usado para analisar a sustentabilidade das construções residenciais. O modelo leva em conta complexidade do tema, incluindo a relação com o entorno e os parceiros envolvidos em projetos desse tipo. A ideia é que o instrumento seja utilizado na elaboração e análise de novas políticas públicas, auxiliando nas escolhas e estratégias adotadas pelos gestores e formuladores.

O modelo foi aplicado em um estudo de caso em Curitiba (PR). A cidade se destaca por um planejamento urbano sustentável, gerido pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (Ippuc). O instituto gerencia, desde sua criação, todos os processos de planejamento dos setores da administração da cidade, fornecendo um olhar multidisciplinar sobre a gestão urbana. O estudo confirmou o modelo e subsidiou a criação de seus parâmetros.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.



Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

Post A Comment: