Multidão pronta para ocupar a ponte Hercílio Luz Foto: Ricardo Moura /NDI

Com a presença de mais de 50 mil pessoas foi reaberta novamente a ponte Hercílio Luz, um cartão postal que é marca registrada da cidade de Florianópolis, dia de reintegrar a ponta ao cotidiano Florianopolitano.

A Ponte Hercílio Luz está novamente acessível para cidadãos e visitantes, após 28 anos de interdição total, os cerca de 800 metros que unem o continente a ilha de Santa Catarina vão ser ponto de encontro para atrações culturais, o projeto Viva a Ponte reúne uma intensa agenda cultural, esportiva e gastronômica na semana entre 30 de dezembro e 5 de janeiro.

 Foto: Ricardo Moura /NDI
Por volta das 11 horas da manhã o público presente pode finalmente ocupar o espaço da Hercílio Luz, a ponte que foi inaugurada a 95 anos , hoje é única no mundo, é como essa velha senhora retornasse agora para a família, que sentia sua falta e que nunca deixou de demonstrar amor por ela.

Dia movimentado, coletiva de imprensa, cerimonial, desfile de carros antigos e o povo na ponte, assim foi essa última segunda-feira do ano de 2019.

Histórico resumido da ponte

➢ 1922 - Iniciam-se as obras para a construção da “Ponte Independência”, a primeira ligação entre a ilha e o continente.

➢ 1926 - É inaugurada a ponte Hercílio Luz. Ela ganhou este nome em homenagem ao então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, responsável pela construção da ponte.

➢ 1982 - Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz foi interditada totalmente.

➢ 1988- A ponte é reaberta parcialmente (somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal).

➢ 1991 - INTERDIÇÃO TOTAL - A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.


Post A Comment: