A Prefeitura de Florianópolis lançou dia  (16) o programa 'Alô, Saúde', que  visa oferece atendimento pré-clínico por meio de telefone e aplicativos. O serviço  oferecido 24 horas por dia a moradores da Capital cadastrados nos centros de saúde do município.

De acordo com a administração municipal, por meio dele será possível marcar consultas, tirar dúvidas sobre o sistema de saúde e resultados de exames, no caso de pacientes em acompanhamento médico. O serviço, entretanto, não substitui uma consulta com médico ou enfermeiro. Medicamentos também não serão prescritos nem haverá solicitação de exames.

O modelo foi importado da Inglaterra, onde um serviço semelhante já funciona há mais de 10 anos. No Brasil, garante a Prefeitura, ele é o único disponível pelo SUS (Serviço Único de Saúde).

Nesta segunda-feira (23), testamos de forma real o sistema, com problemas reais de saúde e tentando buscar informações acerca de retirada de ponto, vacinação H1N1 e medicamentos de uso continuo, percebemos a cordialidade no atendimento contrasta com um problema sério, pacientes do sistema municipal de saúde  não tem seu cadastro encontrado pela atendente do serviço, que foi o nosso caso, mesmo morando em Florianópolis já quase uma década e tendo feito cirurgia pelo sistema nestes último 14 dias, espanta não ter nosso registro encontrado.

Ricardo Moura
Editor

Post A Comment: