foto/divulgação: Ricardo Nunes/Divulgação Comcap
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, inova este ano e passa a coletar resíduos volumosos por demanda em Florianópolis. Até o ano passado, o agendamento da coleta de móveis e eletrodomésticos era feita no centro e bairros do continente. Nos demais, havia calendário anual de recolhimento domiciliar. Agora, a coleta por demanda será estendida a toda cidade. 

O usuário deve entrar em contato com a Comcap pelo WhatsApp  98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.comcap@pmf.sc.gov.br.  Na data marcada pela Comcap, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. A Comcap não pode acessar propriedade privada para fazer o recolhimento. 

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus, podas de árvores (cortar e amarrar) e madeiras (separar de outros materiais). A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento.  Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros. 

Uma vez por mês em vez de uma vez por ano
Para operar a nova logística, a Comcap mapeou a cidade em grandes áreas de modo a oferecer a possibilidade de coleta uma vez por mês em cada região. Residentes no Continente que demandarem o serviço serão agendados para a semana de 24 a 27 de março. Moradores do Sul da Ilha de Santa Catarina, entre 30 de março e 3 de abril. Residentes no Norte da Ilha terão o serviço agendado entre 6 e 10 de abril e os do Leste ou Oeste poderão agendar para o período entre 13 e 16 de abril. Aí segue o calendário em revezamento por região. 

O agendamento para moradores do Centro da cidade continua sendo feito quinzenalmente para as quartas-feiras à noite. 

Moradores que dispuserem os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda da Comcap serão multados. Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Também é proibido pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974. 

“Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior freqüência e conforme sua necessidade”, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves. No caso em que o usuário não puder esperar pela data agendada, poderá contratar e pagar pelo serviço da Comcap. Em breve, anuncia o presidente Márcio Alves, Florianópolis vai contar um uma rede autorizada de freteiros legais que, ao contratar serviço de remoção, possam atestar o destino adequado que darão aos volumosos.

 PEVs volantes em áreas de interesse social


Em paralelo, a Comcap vai intensificar o serviço de pontos de entrega voluntária (PEVs) em áreas de interesse social. Todo final de semana, caixas estacionárias de cinco e 20 metros são dispostas em pontos centrais das comunidades para recolhimento de resíduos volumosos. Esse calendário de PEVs volantes é realizado em parceria com associações comunitárias. 

Todo ano, a Prefeitura de Florianópolis por meio da Comcap gasta quase R$ 3 milhões com remoção de resíduos volumosos em Florianópolis. Pelo Revitaliza Floripa, ação integrada da Prefeitura de Florianópolis, já foram recuperados nove pontos com arte mural, hortas e jardins urbanos, instalação de bancos e floreiras. Sempre com envolvimento e apropriação do espaço pela comunidade. 

Coleta de Resíduos Volumosos em 2020
 Floripa Lixo Zero 2030._

Recicle seus hábitos. Produza menos lixo.

Resíduos mal destinados atraem vetores de doenças. Para promover a saúde pública e a boa vizinhança, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, mantém serviço de recolhimento de resíduos volumosos por demanda, rede de Ecopontos e caixas estacionárias para entrega voluntária aos finais de semana em áreas de interesse social.


O destino de resíduos volumosos é de responsabilidade do gerador.


O que é resíduo volumoso:
- móveis

- eletrodomésticos

- restos de construção (pequenas quantidades e ensacados)

- latas e pneus

- podas de árvores (cortar e amarrar)

- madeiras (separar de outros materiais).



COMO AGENDAR
Entre em contato com a Central de Atendimento da Comcap

segunda a sexta, das 8h às 17h

 (whatsApp) 98482 8462

(e-mail) volumosos.comcap@pmf.sc.gov.br

- Os resíduos só poderão ser colocados na rua na data agendada.

- A quantidade permitida por residência é de um metro cúbico, mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros. 

Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável! Passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605. Proibido em Florianópolis, segundo Código de Posturas Municipal, Lei 1.2224, de 1974.

Post A Comment: