Total Pageviews

VACINAÇÃO DA GRIPE H1N1 COM MUITAS DÚVIDAS EM FLORIANÓPOLIS

Compartilhe:
Foto: Divulgação /Min. Saúde
Existem muitas dificuldades para acessar informações sobre a vacinação da gripe H1NI por parte da prefeitura de Florianópolis, normalmente em outros anos a vacinação é dividida por grupos de risco, todas as informações são detalhadas de forma clara para que a população possa se organizar e saber quando deve procurar e qual lugar para receber a vacina.

Neste momento de pandemia de Coronavírus as informações são poucas e desencontradas, a impressão é que propositalmente existe uma necessidade de não divulgar, procuramos em todos os perfis oficiais da prefeitura, inclusive do prefeito e não conseguimos encontrar a divulgação, solicitamos através de contatos via site, rede social e diretamente no perfil do prefeito no Facebook e não obtivemos respostas.

Encontramos as seguintes informações em um site do norte da ilha: (Não confirmadas oficialmente)

As vacinas vão obedecer três etapas: 70 a 80 anos nos dias 30, 31 de março e dia 1 de abril; 65 a 70 anos nos dias 2, 3 e 6 de abril e 60 a 65 anos nos dias, 7, 8 e 9 de abril.  No Norte da Ilha, elas serão feitas na Escola Herondina, que fica na Servidão Três Marias, 1072, e no Rio Vermelho na Maria Conceição Nunes. A escola está localizada na Rua Luiz Duarte Soares, 437.

Os locais atenderão pessoas de outros bairros também. Os pontos vão funcionar das 09h às 16h. Além disso, haverá um drive thru no posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Lá, os idosos não precisam desembarcar e são vacinados dentro do carro.

Em nota, a prefeitura disse que as vacinas de gripe não previnem contra o coronavírus (covid-19), elas apenas imunizam contra os vírus da família influenza. Pessoas com febres ou sintomas respiratórios não serão vacinadas.

Locais de vacinação
Escola Básica Municipal Profa. Herondina Medeiros Zeferino
End: Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses;
Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes
End: Rua Luiz Duarte Soares, 437 – Rio Vermelho;
Posto da Polícia Militar Rodoviária (drive thru)
End: SC-401 em Santo Antônio de Lisboa


Centros de Saúde também não tem informações Foto: Ricardo Moura / Norte da Ilha


Informações no Página do Facebook (Prefeitura Municipal)

Já na página  da prefeitura de Florianópolis na rede social Facebook as informações são mais escassas ainda, apenas  informações sobre a vacinação de idosos em condomínios, confira:

"VACINAÇÃO contra gripe | Atenção condôminos! Se no seu prédio tiver idosos com 60 anos ou mais, peça ao síndico para solicitar a vacinação contra gripe pelo email vacinanocondominio@gmail.com. Os agendamentos serão feitos EXCLUSIVAMENTE por email. As aplicações iniciam a partir do dia primeiro de abril e seguirão até o último dia da campanha de acordo com a disponibilidade das vacinas, que são recebidas de forma progressiva pela Secretaria de Saúde."

Informações no Facebook (Perfil Prefeito)

Em seu perfil na rede social Facebook o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro foca as informações apenas no grupo de idosos e não deixa totalmente claro a forma que a vacinação deve acontecer, grupos de riscos e que segundo o Ministério da Saúde devem ser vacinados não aparecem nas justificativas do Prefeito, confira o que ele diz:

"Pessoal, muita gente tem me perguntado sobre a campanha de vacinação da H1N1 (que não é o Coronavírus), que estava programada para esta semana que inicia.

Então, deixa eu informar alguns pontos.

Em conversa com nossa equipe médica, chegamos à conclusão que não devemos tirar nossos idosos de casa nesse momento. Explico: em abril, há uma grande possibilidade do número de casos de Covid-19 atingir seu pico. Se o pico de doentes é em abril, o pico de contágio deve se dar nessa semana que começa amanhã.

Chegamos a conclusão que não vale a pena tirar essas pessoas da quarentena agora, mesmo que fosse para ir se vacinar em colégios, longe de unidades de saúde. Sair de casa, no atual momento, já é um risco em si, ainda mais para a faixa etária depois dos 60.

Então, me desculpem aqueles que vão ficar chateados, mas vou mais uma vez confiar na minha equipe médica e fazer o que acho certo para proteger o máximo de pessoas possível.

Vamos iniciar nesta semana apenas a vacinação da nossa equipe de saúde, além de iniciar a vacinação EM CASA dos idosos acima de 80 anos e idosos que têm alguma dificuldade de locomoção. O restante dos idosos, acima de 65 anos, será vacinado somente na outra semana, a partir de 30 de março. Essa vacinação se dará nas unidades de educação, drive-thru (onde o idoso não precisa sair do seu carro para ser vacinado), e outros locais que não sejam unidades de saúde.

Lembro a todos que a vacina do H1N1 não protege contra o Coronavírus, mas sim auxilia no diagnóstico mais rápido da doença, além de proteger contra a Gripe Suína. Neste momento, melhor do que qualquer vacinação, manter-se em casa é a melhor proteção que podemos nos oferecer.

Reforçando, então: idosos acima de 80 anos, ou que possuem dificuldade de locomoção, serão contatados por suas equipes da saúde da famílias para agendar a visita e vacina EM SUAS CASAS. Paciência para os demais.

Pensem nos idosos, cuidem dos idosos, protejam os idosos!"
Compartilhe:

H1N1

Saúde

últimas

Deixe um Comentário: